Aeroporto de Nacala, em Moçambique, destacado em premiação internacional de engenharia

    A construção do Aeroporto de Nacala, no Norte de Moçambique, será premiada como um dos melhores projetos de engenharia do mundo. Em 6 de julho, o projeto foi selecionado para receber um prêmio de mérito na categoria de Aeroportos e Portos durante a edição de 2016 da premiação organizada pela revista Engineering News-Record.

    A seleção dos premiados levou em consideração uma série de fatores: saúde e segurança, inovações, desafios, design e qualidade de construção das obras, além de uma ênfase na diversidade das equipes de colaboradores que trabalharam na construção. Foram reconhecidos projetos de 15 países diferentes em cinco continentes. Os vencedores serão premiados durante uma cerimônia que ocorrerá durante o mês de outubro em Nova Iorque.

    Construído pela brasileira Odebrecht em parceria com a empresa pública Aeroportos de Moçambique, o Aeroporto Internacional de Nacala foi inaugurado em dezembro de 2014. As instalações possuem capacidade para atender 500 mil passageiros e receber 5 mil toneladas de carga por ano.

    Em 31 de maio, o Conselho de Ministros de Moçambique anunciou que pretende entregar a gestão do Aeroporto de Nacala a agentes privados por meio de um regime de concessão. Ainda não foram informados prazos para o início e o fim desse processo.

Imagem: Acervo Odebrecht.

Leia também:

A situação atual da economia de Moçambique

"O futuro próximo de Moçambique", por Prof. José Paulo Oliveira

Entrevistamos o presidente da Câmara de Comércio Portugal Moçambique

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias