Angola aumenta taxa de juros em dois pontos percentuais

    Em 30 de junho, o Governo de Angola elevou a taxa básica de juros do país em dois pontos percentuais para 16%. A decisão foi anunciada em comunicado de imprensa divulgado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Nacional de Angola, organização responsável pela definição dessa taxa.

    De acordo com o anúncio oficial, o aumento foi decidido como forma de combate à acentuada inflação enfrentada atualmente pelo país. O comunicado explica que a subida de preços foi causada pelas recentes quedas do preço do Petróleo nos mercado internacionais, que geraram a redução das receitas das exportações do país. A descida das receitas, por sua vez, resultou em uma menor disponibilidade de divisas e, consequentemente, gerou uma queda na oferta interna de bens e serviços.

    Em maio de 2016, a inflação anual em Angola foi de 29,23%. Esse indicador subiu em todos os meses desde janeiro de 2015, quando registrou um valor de 7,74%.

    A decisão de elevar a taxa de juros consistiu no sexto aumento desse indicador em 12 meses. No mesmo dia da decisão, o Governo angolano anunciou que desistiu de pedir um financiamento ao FMI.

Leia também:

Angolana Biocom inicia venda de açúcar em julho

Grupo português anuncia abertura de restaurantes em Angola

Angola volta a exportar bananas para a Europa após 42 anos

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias