Angola e Moçambique assinam acordos de incentivo ao investimento

    Em 9 de novembro, os Governos de Angola e Moçambique assinaram um acordo de promoção do investimento entre os dois países.

    O documento foi firmado pelos ministros de Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, e Moçambique, Oldemiro Baloi. A assinatura ocorreu no âmbito da visita do presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a Angola para a comemoração do 40º aniversário da independência desse país, em 11 de novembro.

    Após a assinatura, Chikoti ressaltou a importância da cooperação entre Angola e Moçambique e defendeu que há grandes oportunidades entre os dois países nas áreas de Turismo, Finanças, Educação e Petróleo e Gás. O ministro também anunciou que, nos próximos meses, será assinado um acordo de facilitação de vistos.

    No mesmo dia 9, foi organizado em Luanda o Fórum de Negócios Angola-Moçambique, que contou com a presença de autoridades políticas e empresariais dos dois países. Na ocasião, Nyusi convocou os empresários angolanos a investirem no mercado moçambicano e garantiu uma maior proteção e estabilidade aos projetos em Petróleo e Gás, Infraestrutura, Turismo, Transportes e Telecomunicações.

    Durante o evento, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola, CEEIA, e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA. Parceria semelhante foi firmada entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola, CCIA, e o Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique, CPI. Fonte: Agência Angola Press.

Acompanhe a Mercados & Estratégias