Angola lança seguro para proteger a agricultura nacional

    As províncias angolanas Huambo, Malanje e Bengo foram selecionadas para uma fase experimental do Seguro Agrícola, programa que será lançado na campanha agrícola de 2017/2018. A informação foi anunciada em 15 de abril pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA)  da ENSA Seguros de Angola, Manuel Gonçalves, à Agência Angola Press.

    Segundo Gonçalves explicou, a Agricultura  é considerada um setor fundamental para a  diversificação  da economia nacional. No entanto, trata-se de uma atividade de elevado risco em consequência de eventuais secas ou chuvas torrenciais que podem devastar todas as culturas ou colheitas. Por esse motivo, o PCA da ENSA defendeu a importância do lançamento do Seguro Agrícola, que pressupõe análises técnicas sobre  os aspectos  climatéricos nacionais, como os níveis de precipitação, para  calcular riscos e oferecer tarifas  adaptadas  ao produto e à realidade da Agricultura do país.

- Continua depois da publicidade -

- - -

    Gonçalves acrescentou que, durante a primeira fase do Seguro Agrícola, a ENSA trabalhará com  dois projetos pilotos  em  fazendas de diferentes dimensões localizadas  nas três  províncias selecionadas.

    A economia de Angola enfrenta hoje um período de desafios devido a recentes quedas nos preços do Petróleo, produto responsável por cerca de 95% das exportações e 65% das receitas públicas do país. Para reduzir essa dependência, o Governo angolano anunciou diversos esforços para incentivar outros setores produtivos, incluindo a Agricultura.

Leia também: Angola terá associação de consultores empresariais

Leia também: Angola pretende cooperar com a Universidade de Aveiro para promover a Pesca

Leia também: Governo de Angola deverá aumentar taxas de importação de diversos produtos em 2017

    Segundo dados do Governo, Angola é o segundo país com mais terras aráveis da África Subsaariana, com 35 milhões de hectares, sendo que apenas cinco milhões de hectares contam com culturas agrícolas. A faixa irrigável no país, além disso, corresponde a cerca de sete milhões de hectares.

    Criada há 39 anos, a ENSA é uma empresa estatal angolana líder no mercado de seguros do país.

Acompanhe a Mercados & Estratégias