Angola volta a exportar bananas para a Europa após 42 anos

    Em 22 de maio, partiu de Angola a primeira carga de bananas exportada pelo país para a Europa em 42 anos. O lote de 17 toneladas foi embarcado no navio italiano “Santa Francesca”, que partiu do porto de Lobito, na província de Benguela, com destino a Portugal.

    Em declaração à Rádio Nacional de Angola, o responsável da Fazenda Agro-Industrial Bacilin, Eduardo Rodrigues, afirmou que o empreendimento angolano havia enviado algumas pencas de banana a Portugal para comprovar a qualidade do produto. O empresário acrescentou que as bananas serão exportadas verdes em caixas de cartão, seguindo o mesmo procedimento das exportações da América Latina para a Europa.

    O lote exportado de Angola foi produzido no Culango, região que vê a banana como uma das principais fontes de recursos para muitas famílias que comercializam a fruta nos mercados de Luanda e Cuanza Sul.

    Até a década de 1970, Angola chegou a produzir 160 mil toneladas de banana ao ano, principalmente na província de Benguela. Na época, mais da metade das exportações era destinada à Europa.

PUBLICIDADE

Leia também:

Angola pede ajuda ao FMI para promover a diversificação produtiva

Grupo brasileiro assina parceria para produção de cereais em Angola

Acompanhe a Mercados & Estratégias