Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura aprova adesão do Timor-Leste

    O Conselho de Governadores do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) anunciou a aprovação da candidatura do Timor-Leste para se tornar membro dessa instituição. A informação foi divulgada em um comunicado publicado em 23 de março pelo banco.

    Com um capital total de US$ 100 bilhões, o BAII consiste em uma instituição financeira internacional que tem como principal objetivo estimular a construção de infraestruturas na região da Ásia e do Pacífico. O banco conta agora com 70 países-membros aprovados, que também incluem Brasil e Portugal.

 

- Continua depois da publicidade -

- - -

    O Governo timorense havia anunciado sua candidatura ao BAII em setembro de 2016, quando o Ministério das Finanças do país foi autorizado a dar início ao processo. Quatro meses depois, o Conselho de Ministros timorense debateu e aprovou os termos e condições da adesão.

Leia também: Timor-Leste iniciará adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

Leia também: A situação atual da economia do Timor-Leste

Leia também: Entrevista exclusiva com Maria do Carmo Silveira, a nova Secretária Executiva da CPLP

    Após a aprovação, o Timor-Leste passou à categoria de membro potencial do BAII. O país irá juntar-se oficialmente à instituição assim que os procedimentos internos necessários forem concluídos e a primeira prestação de capital seja depositada no banco.

Acompanhe a Mercados & Estratégias