Cloud Consulting: uma forma inovadora de fazer negócios

    Tecnologia, inovação e internacionalização são usualmente reconhecidas como os principais requisitos para o sucesso e crescimento das empresas portuguesas. A ADSO, uma agência de comunicação global sediada em Braga, juntou esses três conceitos e apresenta uma solução inovadora de fazer negócios, assente nos princípios da produtividade, facilidade, redução de custos, modernidade e colaboração.

    Cloud Consulting é o nome dado a esse serviço, que a agência presta ao mercado em que se transporta o relacionamento com o cliente e todo o processo de criação e desenvolvimento de projetos de comunicação para a nuvem, permitindo, assim, uma maior flexibilidade, rapidez e agilidade de processos e uma mais fácil e transparente interação com os clientes.

Uma metodologia centrada na produtividade

    O serviço de Cloud Consulting que a agência está a implementar corresponde à utilização do Cloud Computing (computação na nuvem), em que a informação se encontra disponível online, à qual se agrega a componente de gestão de clientes e gestão de negócio, sendo facultada ao cliente toda a informação e o todo o processo de trabalho.

    Com esse serviço, todo o processo de relacionamento com o cliente passa a estar muito mais controlado, assim como existe uma interação total entre o mesmo e a agência, independentemente da sua localização, do relacionamento ou da área de intervenção.

    “O que procuramos fazer é dar ao cliente todos os recursos e permitir o acompanhamento do trabalho como se estivesse presencialmente na agência, podendo intervir a qualquer momento” explica José Villa, CEO ADSO. “É fundamental que não tenhamos que aguardar constantes envios e respostas. O que nós pretendemos, e estamos a conseguir, é que toda a informação e todo o processo possa ser transparente e imediato, com muito mais segurança de dados e informações, visto as mesmas se encontrarem num data center de elevada performance”, reforça.

Referências (tirar partido das boas práticas)

    Como referências para esse serviço, José Villa aponta algumas das principais metodologias de gestão de tempo e de produtividade, tais como o método Getting Things Done (GTD) de David Allen, os pensamentos de Alan Larkin ou as máximas do autor best-seller Stephen Covey e o seu livro “7 hábitos de pessoas altamente eficazes”.

    “Essas metodologias são comumente reconhecidas como ferramentas de gestão de tempo. Todos sabemos que tempo é dinheiro e, desse modo, quanto melhor gerirmos o tempo mais lucros vamos trazer às empresas.”

O percurso (das empresas de Braga para todo o mundo)

    Em processo de internacionalização e com clientes um pouco por todo o mundo, o recurso às novas tecnologias torna-se cada vez mais importante para a agência. A ADSO tem hoje implementadas soluções web-based para gestão de clientes, gestão de negócios, gestão documental, entre outras, assim como a gestão dos processos internos da agência. O Cloud Consulting resulta no corolário da necessidade de integrar todas estas ferramentas em uma só.

    Os conceitos que levaram A ADSO a encetar esse processo tem como princípio o que consideram como fundamentais para os negócios nos tempos atuais – a redução de custos, rapidez, acessibilidade, modernidade, produtividade, inovação e colaboração. “O que queremos fazer com este serviço de Cloud Consulting é exatamente valorizar o que são os fatores competitivos e aquilo que pode fazer a diferença nos negócios das empresas e que pode levar os empresários a ganhar dinheiro”, refere José Villa.

A tecnologia (aproximar a empresa dos clientes)

    Essa solução pretende criar um workflow de trabalho dinâmico em que haja uma padronização e automatização de processos, de forma a aumentar a agilidade e o relacionamento com o cliente. Todo o trabalho desenvolvido é disponibilizado online e acessível através de qualquer plataforma (browsers internet, smartphones, tablets, etc.).

    Ainda segundo José Villa, “por incrível que pareça, estamos a usar as novas tecnologias para aumentar o grau de envolvimento e relacionamento com o cliente. Se assim o entenderem, os clientes passam a acompanhar passo-a-passo e ao minuto o “o quê”, o “quem”, o “quando”, o “onde”, o “como” e o “porquê” tal como se estivessem ao nosso lado. De referir que este workflow pode ser ajustado ao nível de envolvimento desejado, de acordo com a informação que cada cliente pretende receber.”

 

Sobre a ADSO

    A ADSO é uma agência de comunicação global que desenvolve competências em 3 grandes áreas de negócio – presta serviços de consultoria em comunicação, marketing e estratégia empresarial; desenvolve projetos de criação publicitária, design e branding e atua também ao nível das novas tecnologias, digital media e web.

    A empresa é responsável transversalmente por assegurar o desenvolvimento e a implementação da estratégia, do marketing e todos os suportes de comunicação dos seus clientes. Esses podem ir desde a criação da imagem de marca, passando pelo desenvolvimento de planos de internacionalização, assessoria ao nível das relações públicas, criação de campanhas de marketing, desenvolvimento de suportes e apresentação multimídia, assim como uma aposta na Internet, Social Media e nos novos suportes como sejam os tablets e os smartphones.

    A agência conta neste momento com uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais das áreas do marketing, gestão, publicidade, design e programação, tendo também uma componente de outsourcing onde conta com parceiros estratégicos para o desenvolvimento e implementação dos projetos dos seus clientes.

 

Para mais informações contactar:

José Villa, CEO

+351 93 845 47 98 - jose@adso.pt

 

Citações de apoio por José Villa:

“A confiança, transparência e a acessibilidade são pedras de toque quando se fala de empresas para as quais a comunicação é fundamental para o seu negócio, e para as quais tem que haver uma resposta mais rápida e imediata.”

“Sempre entendemos a utilização de boas metodologias, de boas práticas, de bons exemplos e daquilo que de melhor se faz a nível mundial e o GTD é de facto uma metodologia que pode muito bem ser utilizada na organização pessoal, mas também na organização de processos e de negócios com extraordinários ganhos ao nível da eficiência.”

“A utilização intensiva da tecnologia foi primeiramente fruto da necessidade de termos melhores processos e sermos mais produtivos no relacionamento que tínhamos com os nossos clientes espalhados pelo mundo. Posteriormente procedemos à sua introdução no sistema de gestão e no processo de trabalho da agência em termos globais e para todos os clientes, independentemente de estarem localizados em Braga, Porto, Lisboa, Luanda ou Dubai.”

Acompanhe a Mercados & Estratégias