Coluna: Internacionalizar Empresas na CPLP - 3 Aspectos Importantes, por José Villa Cardoso

    

    O crescimento e procura de novos negócios é cada vez mais uma realidade e as empresas que queiram obter um crescimento sustentável devem procurar diversificar a sua atividade e encontrar novos mercados.

    A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) – constituída por 9 países, mais de 250 milhões de consumidores, presente em 4 continentes e com acesso a muitos outros mercados por via da participação de alguns dos países em comunidades econômicas como a União Europeia ou o Mercosul – será provavelmente o melhor espaço de crescimento, afirmação, consolidação e geração de trocas comerciais e negócios de forma sustentável a curto, médio e longo prazo, mas para isso é preciso que as empresas estejam preparadas para os desafios da modernidade, da produtividade e da boa gestão interna.

APOSTA NO MARKETING DIGITAL

    Nos tempos atuais, os desafios da modernidade exigem que as empresas possuam desde logo um conjunto de ferramentas digitais. Estou a falar de um website moderno, com design responsivo que permita a sua visualização em qualquer dispositivo, fixo ou móvel; em apresentações vídeo; em newsletters e e-marketings; e também na presença nas redes sociais como o LinkedIn e o Facebook, não só criando um perfil mas acima de tudo interagindo com os utilizadores.

APOSTAR NA COMUNICAÇÃO E IMAGEM DE MARCA

    Se as grandes empresas investem milhões nas suas marcas, uma pequena empresa deve fazer um esforço para que a sua imagem seja forte, apelativa e tenha potencial de captação de novos públicos. Uma boa comunicação e uma marca com presença são ferramentas essenciais para se destacar no mercado e diferenciar-se das centenas ou milhares de outras empresas que proporcionam produtos ou serviços similares ou idênticos ao seu.

APOSTAR NO NETWORKING

    Neste momento existem diversas comunidades que agregam empresas e empresários de várias geografias em torno de características comuns. A nível da língua portuguesa existem diversas entidades e espaços de interação, troca de contatos e relações comerciais. Em algumas redes sociais, como o LinkedIn, isso é ainda mais evidente e existem de fato muitos negócios realizados diariamente.

    Marcar presença é obrigatório para quem quer aproveitar as oportunidades de um mercado em crescimento.

ESTÁ PREPARADO PARA INTERNACIONALIZAR?

Verifique na checklist abaixo se a sua empresa/negócio tem o que precisa para vingar no mercado externo:

___ Tem uma imagem moderna

___ Tem um website com design responsivo

___ Tem uma apresentação em vídeo

___ Tem uma apresentação multilíngue

 

Leia também:

Agronegócios na CPLP: Entrevista com o presidente da Câmara Agrícola Lusófona

Do Brasil para o Mundo e Do Mundo para o Brasil, por José Villa Cardoso

Acompanhe a Mercados & Estratégias