"Como internacionalizar sua empresa", por José Villa Cardoso

    Na internacionalização, muitas empresas apostam na estratégia do “toca e foge”. Estabelecem um primeiro contato (através de uma feira ou evento particular), apostam em apenas meia dúzia de contatos, mas fazem-no à distância e desaparecem para nunca mais serem vistas. A entrada num novo mercado baseia-se na confiança. “Toca e foge” é tudo menos confiança.

    Estabelecer uma imagem positiva no mercado é essencial. Criar relacionamentos próximos, demonstrar empenho, gerar segurança e confiança. Depois de iniciada a relação é preciso fazê-la funcionar. Manter uma comunicação continuada, sistemática, apostar numa intervenção sólida e integrada.

    Há uma hipótese de ganhar muito, mas também é necessário apostar em criar as melhores condições para tal. Embarcar em um processo de internacionalização é um passo determinante na história de uma empresa. Envolve um conjunto infindável de ferramentas, métodos e técnicas e inúmeras variáveis a tomar em consideração.

    É um outro patamar, com novas regras, exigências e características. Significa enfrentar novos desafios, dar resposta a novas exigências. Implica uma estrutura sólida, um posicionamento bem definido, uma estratégia coesa, uma imagem excelente, e isto só para começar.

    Tem os seus desafios, mas vale muito a pena. É um processo de grande dimensão que deve ser encarado como tal. Não deve ser deixado por mãos alheias.

 

MERCADO EXTERNO: 10 CHAVES PARA O SUCESSO

    A ADSO desenvolveu um guia para ajudar as empresas no processo de conquista de mercados externos. Este guia também é uma excelente ferramenta para as empresas a fazerem melhores negócios no âmbito da CPLP.

As 10 chaves são: 

01 Planejamento:  Planejar bem o 1.º passo. E o 2.º. E o 3.º...;

02 Estratégia - Eficácia, eficiência, efetividade;

03 Inovação - Criar o seu próprio espaço no Mercado;

04 Adaptação cultural - Em Roma, seja romano;

05 Evolução - Mais oportunidades, mais capacidades;

06 Foco no cliente - Dar-se a conhecer para ser reconhecido;

07 Ação - Não deixar escapar nenhuma oportunidade;

08 Novas tecnologias - Novas tecnologias, novas possibilidades;

09 Comunicação - Equipado para vencer;

10 Parcerias / Rede de contactos - Todo bom piloto precisa de um copiloto.

Pode consultar o guia no site da ADSO, em http://adso.pt

 

Leia também:

Imóveis em Angola, Moçambique e Portugal: entrevistamos o presidente da Worx

Cabo Verde: a economia nacional em ano eleitoral

Acompanhe a Mercados & Estratégias