Produção agrícola cresce em Angola na campanha 2015/2016

    A campanha agrícola 2015/2016 de Angola registrou aumentos em 13 culturas, com destaque para a batata doce e a manga. A informação foi divulgada em relatório publicado pelo Ministério de Agricultura angolano, divulgado em 9 de maio pela agência pública Angop.

    Na comparação com a campanha anterior, a produção de batata doce cresceu 71,5%, registrando quase 2 milhões de toneladas em 2015/2016. O cultivo de manga, por sua vez, aumentou 41%, atingindo um total de mais de 281 mil toneladas na campanha mais recente. Por outro lado, a pior variação foi a registrada na colheita de arroz, cuja produção caiu 18,4% frente à campanha anterior.

    A maior produção continuou sendo a da mandioca, da qual foram colhidas quase 8 milhões de toneladas. A menor produção, por sua vez, foi a do café, do qual foram colhidas 11,3 mil toneladas.

- Continua depois da publicidade -

- - -

    Dentre os motivos apontados pelo relatório para explicar o aumento da produção agrícola, foram incluídos o aumento da disponibilidade de sementes de alto rendimento, o crescimento da disponibilidade de adubos e de calcário dolomítico para a correção de solos e a intensificação da assistência técnica aos produtores.

    Também foram divulgadas as produções totais nos setores da Pecuária e das Florestas. No primeiro, foram registrados aumentos na produção de ovos e leite, enquanto houve queda nas carnes de frango, bovinos e cabras. A produção de madeira em toros, por sua vez, subiu 41,9% desde a campanha anterior.

Leia também: Angola lança seguro para proteger a produção agrícola nacional

Leia também: Cobertura de risco cambial para o financiamento de projetos em países africanos

Leia também: Netos de portugueses nascidos fora do país terão direito à nacionalidade portuguesa

    Apesar dos aumentos, o relatório conclui que a produção nacional ainda não satisfaz as necessidades de consumo do país, com destaque para cereais e leguminosas. No entanto, não foram revelados maiores detalhes.

    Veja abaixo os números de algumas das principais culturas agrícolas de Angola nas campanhas de 2014/2015 e 2015/2016.

Acompanhe a Mercados & Estratégias