Dono da brasileira Azul, David Neeleman compra portuguesa TAP

    Em 11 de junho, o Governo de Portugal anunciou que a companhia aérea portuguesa TAP será vendida para o dono e fundador da transportadora brasileira Azul, David Neeleman. Em um comunicado oficial, o Conselho de Ministros do país europeu anunciou que o processo de privatização da TAP foi vencido pelo consórcio Gateway, constituído pelo grupo português Barraqueiro e pela holding DGN, que pertence a Neeleman.

    De acordo com o comunicado, o consórcio vencedor foi selecionado por causa de três fatores: o reforço econômico e financeiro da companhia aérea portuguesa, o projeto estratégico apresentado e o valor total oferecido. De acordo com a proposta oferecida, o Gateway pagará € 354 milhões pela aquisição de 61% da TAP e terá a opção de, em dois anos, adquirir os restantes 34%, que, caso contrário, continuarão em posse do Governo português.

    Em nota à imprensa, a Azul parabenizou Neeleman pela vitória e declarou que a aquisição será uma boa oportunidade para o seu país-sede uma vez que a TAP é a empresa líder na rota entre o Brasil e Portugal, principal entrada para os brasileiros na Europa e vice-versa.

Acompanhe a Mercados & Estratégias