Economia de Portugal tem o maior crescimento dos últimos 10 anos

    Durante o primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresceu 2,8% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Esse crescimento foi o melhor resultado registrado no país desde o último trimestre de 2007. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) português em 15 de maio.

    Conforme informa a nota à imprensa divulgada pelo INE, essa subida do crescimento foi causada principalmente pela aceleração das exportações e do investimento no país. Por outro lado, a instituição ressaltou que houve uma desaceleração do consumo interno privado. A formação bruta de capital fixo, por sua vez, teve uma contribuição positiva para o PIB, mas inferior à registrada no trimestre anterior. Mesmo assim, ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre a evolução desses indicadores.

- Continua depois da publicidade -

- - -

    Comparando com o trimestre anterior, o último de 2016, o PIB português cresceu 1% em termos reais. Ainda assim, os três últimos meses do ano passado já haviam registrado um crescimento de 2% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

    O crescimento de Portugal foi o sexto melhor dentre os 19 países que adotam o Euro como moeda oficial. O crescimento médio da chamada Zona Euro foi de 1,7%, enquanto o da União Europeia foi de 2%.

    Para o ano de 2017, o Governo português estima um crescimento de 1,8% do PIB. Em 18 de abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou sua previsão para uma subida de 1,7%.

Leia também:


Netos de portugueses terão direito
à nacionalidade portuguesa

Portugal está na moda e
e a culpa não é do sol

 

A situação atual
da economia de Portugal

 

 

Acompanhe a Mercados & Estratégias