Governo do Brasil lança Plano Nacional de Exportações

    Em 14 de junho, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil, Armando Monteiro, apresentou o Plano Nacional de Exportações do país. O projeto estabelece status prioritário para o comércio exterior de bens e serviços e unifica, pela primeira vez, todas as ações e estratégias do Governo acerca desse tema.

    O plano lançado possui cinco pilares: a ampliação do acesso a mercados, a promoção comercial das empresas, a facilitação dos processos do comércio exterior, o aperfeiçoamento dos mecanismos de financiamento e garantia de exportações e a melhoria do ambiente tributário para empresas exportadoras.

    Conforme Monteiro explicou durante a cerimônia, o Governo brasileiro adotará uma série de medidas para concretizar esses pilares, tais como a assinatura de acordos comerciais com países de todos os continentes, a desburocratização do comércio exterior, a capacitação de empresas para a exportação e o desenvolvimento de um mapa estratégico de oportunidades em uma lista de 32 mercados considerados prioritários – que inclui Angola e Moçambique. Na foto, Monteiro discursa durante o lançamento.

Acompanhe a Mercados & Estratégias