Melhore a comunicação dos seus produtos (ou serviços) - por José Villa Cardoso

    O seu produto/serviço deve chamar a atenção, destacar-se, ser apelativo e incentivar a interação com o potencial cliente. Lembre-se que ele pode esquecer-se de você num piscar de olhos ou num clique de mouse.

    Para evitar que isso aconteça a comunicação dos seus produtos/serviços necessita de alguns ingredientes essenciais.

SEXYNESS: Primeiro de tudo, tem que virar algumas cabeças. Se quer que o conheçam melhor tem que primeiro chamar a atenção para que depois ouçam o que tem a dizer. Liberte o seu charme e seduza o consumidor.

Leia também: Quatro maneiras de reduzir custos com base na tecnologia - por José Villa Cardoso

INOVAÇÃO / DIFERENCIAÇÃO: Agora que tem a sua atenção não tem tempo a perder, mostre em que é diferente dos outros e diga o que tem de especial.

USP (UNIQUE SELLING PROPOSITION): Mas atenção: seja breve, muito breve. Numa frase, defina a vantagem competitiva que o torna melhor que os outros.

FOCO: A não ser que esteja a vender “banha da cobra” que dá para tudo, defina para quem se destina e para que serve.

Leia também: Como fazer um plano de negócios à Século XXI - por José Villa Cardoso

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS: Para além daquilo que o produto efetivamente é (características) existe também tudo aquilo que pode fazer pelo cliente (atributos). Deve apresentar ambas. Por exemplo: uma Montblanc ou um Patek Philippe podem ter características similares (eu disse similares, não disse iguais) a outros produtos das respetivas categorias, mas os atributos são claramente distintos.

FATOS: Realce os aspetos mais relevantes e coadjuvados com números e testemunhos reais. O “recomendado pelas melhores marcas” funciona muito bem.

CRIATIVIDADE E HUMOR: reforce a inovação e a sexyness do seu produto com doses massivas de criatividade e humor. Faça o que nunca ninguém fez, e se isso tiver graça, pode contar com elevadas taxas de reconhecimento e notoriedade.

CALL TO ACTION: Depois de tanto trabalho a apresentar o produto e com todos os fatos, argumentos e incentivos, não deixe o seu cliente a salivar. Crie todas as condições para ele poder efetuar a compra ou encomenda, antes que mude de ideias.

Procura soluções competitivas e eficazes? Solicite uma proposta.

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias