Países de Língua Portuguesa debatem objetivos de desenvolvimento sustentável

    Em 27 e 28 de março, a CPLP organizou uma reunião para o estabelecimento de uma rede de pontos focais para debates acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Em conversa com a Mercados & Estratégias após a reunião, o diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, afirmou que o primeiro objetivo dessa rede de pontos focais é tentar chegar a um consenso sobre as melhores práticas para abordar o tema dos ODS. Segundo Lapão, por exemplo, foi observado que alguns Estados-membros trabalham com comissões interministeriais sobre esse tema, enquanto outros direcionam o acompanhamento dos ODS para os trabalhos de um ministério, como o de finanças.

- Continua depois da publicidade -

- - -

    Outro importante objetivo apontado pelo diretor de Cooperação é uma cooperação no âmbito dos institutos nacionais de estatística dos Estados-membros da CPLP. Nesse sentido, os pontos focais poderão trabalhar para a criação de uma plataforma de indicadores estatísticos comuns de forma a acompanhar a evolução de todos os países de Língua Portuguesa quanto aos ODS.

Leia também: Entrevista exclusiva com Maria do Carmo Silveira, a nova Secretária Executiva da CPLP

Leia também: A situação atual da economia nacional da Guiné Equatorial

Leia também: Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura aprova adesão do Timor-Leste

    Entre os dias 28 e 30 de março, a CPLP sediou a XXXIV Reunião de Pontos Focais da Cooperação, durante a qual também foram debatidos os progressos ocorridos no âmbito dos ODS.

    Estabelecidos no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS consistem em uma agenda de trabalho para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os objetivos incluem atividades para promover a geração de emprego, o crescimento econômico, a construção de infraestruturas, a agricultura, a inovação e a industrialização.

Acompanhe a Mercados & Estratégias