Portugal recebe conferência moçambicana sobre desenvolvimento econômico

    Em 28 de junho, a vila portuguesa Cascais sediou a conferência “Moçambique - Portugal: Pontes para o Desenvolvimento Econômico”. O encontro, no qual a Mercados & Estratégias esteve presente, contou com a presença de autoridades políticas e empresariais de ambos os países.

    O evento foi organizado no âmbito do Mozefo, iniciativa moçambicana lançada em 2015 que organiza, com frequência bienal, um ciclo de conferências e um fórum com o objetivo de promover o crescimento econômico do país africano.

    Uma das primeiras intervenções foi a do ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano, que ressaltou os potenciais econômicos do país africano, destacando a posição geográfica, a disponibilidade de matérias-primas e, principalmente, as capacidades produtivas da população local.

    A conferência também contou com declarações do o ex-vice-primeiro-ministro de Portugal Paulo Portas, que defendeu que o período de instabilidade econômica que Moçambique enfrenta consiste em um momento para demonstrar compromisso e lealdade com o mercado moçambicano.

    Também foram palestrantes a ex-primeira-ministra de Moçambique Luísa Diogo, a embaixadora moçambicana em Portugal, Fernanda Lichale, e o presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula.

    No mesmo dia da conferência, foi organizado um jantar de gala durante o qual foram premidos cinco empresas portuguesas de sucesso em Moçambique. O jantar contou com a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A conferência de Cascais foi a primeira do Mozefo fora de Moçambique.

Leia também:

Moçambique reforma regulamento de contratações públicas

Assinado acordo que permitirá liberalização do comércio entre Moçambique e Portugal

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias