Portuguesa Efacec constrói o maior transformador de Angola

    Em 4 de agosto, o maior e mais potente transformador de Angola entrou em funcionamento na Hidrelétrica de Laúca. O equipamento, o primeiro de sete que trabalharão no mesmo local, foi construído e instalado pela multinacional de origem portuguesa Efacec, segundo um comunicado divulgado pela própria empresa.

    O transformador foi construído na fábrica da Efacec em Arroteia, Portugal, antes de ter sido transportado e montado em Laúca por uma equipe técnica da empresa. O equipamento possui uma potência de 371 megavolts amperes e níveis de tensão de 400/18 kV. Sua entrada em funcionamento permitirá escoar a energia produzida no primeiro grupo gerador da barragem e, segundo o comunicado, beneficiará mais de oito milhões de pessoas.

- Continua depois da publicidade -

- - -

    Localizada entre as províncias do Cuanza Norte e do Malanje, a central de Laúca, que consiste na maior obra de engenharia civil e hidrelétrica de Angola, deu início à produção comercial de energia em 4 de agosto. A instalação conta com um investimento estimado em cerca de US$ 4,5 bilhões e possui uma capacidade de produção de 2070 megawatts, mais do dobro do maior aproveitamento hidrelétrico em funcionamento no país, o de Cambambe.

    Criada em 1948, a Efacec Power Solutions é uma multinacional de origem portuguesa que opera dos setores da energia, da engenharia e da mobilidade. Em 2015, a maioria do capital social da empresa foi adquirida pela sociedade angolana Winterfell Solutions.

Leia também:


Angola facilita obtenção
de alvará industrial

Angola eliminará taxas à
 exportação de produzidos no país

 

Entrevistamos o CEO da Angola Cables, António Nunes

 

 

Acompanhe a Mercados & Estratégias