"Produtividade, Produtividade, Produtividade", por José Villa Cardoso

    O que interessam são os resultados e é por isso que devíamos juntar o melhor dos dois mundos: a capacidade de trabalho dos países da CPLP com a metodologia característica do Norte de Europa. A seguir deixo-vos três conselhos para que melhorem a vossa performance desde logo para que pense melhor, seja assertivo e concretize, ou, como dizem os americanos da Nike – “Just do it”.

1)   Proper Prior Planning Prevents Poor Performance

    O dia tem 24 horas para toda a gente, no entanto certas pessoas conseguem, em menos tempo, fazer muito mais. É uma questão de método, de rigor, de capacidade de trabalho, de produtividade. Se planejarmos a tempo as tarefas e soubermos definir claramente quais os objetivos, conseguimos evitar os erros, as falhas, os desvios de direção que são os grandes consumidores de tempo.

    Proper planning é fazer com que os nossos projetos estejam bem balizados, bem definidos, é saber de quanto tempo necessitamos, quais os recursos que vamos gastar e o que precisamos fazer para chegar a bom porto, para cumprir com sucesso, evitando desperdícios e melhorando a performance.

2) Focus, Focus, Focus

    De nada serve a um empresário dispersar-se, perder-se, passar ao de leve pelas tarefas que tem pela frente. É preciso concentrar-se no que é importante, no seu negócio, nos seus objetivos, no cumprimento das suas obrigações, na satisfação do cliente, em ser capaz de dar resposta a tempo, com qualidade e acrescentar valor no que a empresa faz.

    Concentre-se, decida e aja sobre o que é relevante. Faça o que é realmente importante e acrescente valor ao seu negócio.

3) Ação!

    De pouco servem excelentes metodologias, grandes teorias, fantásticas organizações se não existir implementação, se não tomarmos a iniciativa. É importante que façamos, mesmo que isso signifique errar, porque errar também faz parte do processo. O caminho faz-se caminhando e mesmo aqueles que tomam a iniciativa e erram estão um passo à frente de quem nunca tentou, estão mais próximos do sucesso e da concretização dos objetivos.

    É preciso que tenhamos maior capacidade de inovação, empreendedorismo, realização e para isso é preciso dizermos rapidamente “Ação!” e partirmos rumo ao mercado, aos clientes, ao dinheiro, ao sucesso.

ACEITE O DESAFIO

    Para demonstrar que todos podemos ter maior produtividade, faço aqui um desafio que é conhecido dos consultores. Amanhã dedique-se às 5 coisas mais importantes que tem para fazer. Não faça mais nada. Desligue o telemóvel, não leia os emails, não fale com ninguém. Faça, isso sim, o que é mesmo importante para si, demorando o tempo que demorar.

    Vai ver que os resultados são fantásticos. Vai ver que aqueles problemas que tinha para resolver e estava sempre a procrastinar, serão resolvidos. Aceite este desafio e surpreenda-se com os resultados.

FAÇA AS CONTAS

    Segundo uma consultora americana, uma empresa que adote processos e tecnologias com vista a otimizar o seu negócio consegue aumentar os resultados em 30%. São 30% de clientes a mais, 30% a mais na sua faturação. Isto é algo que todos gostaríamos de ter, mas ainda há muitas empresas que continuam com receio de se modernizarem e de fazerem crescer os seus negócios no mundo atual.

Leia também:

Entrevistamos a diretora executiva da Associação Lusófona de Energias Renováveis

Grupo português anuncia abertura de restaurantes em Angola

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias