Quatro maneiras de reduzir custos com base na tecnologia, por José Villa Cardoso

    Se já custa jogar dinheiro fora no tempo das vacas gordas, é impensável aceitar desperdícios quando até as vacas já têm que apertar o cinto.

    Se tem dificuldade em saber o que mais pode fazer para reduzir custos deixo-lhe quatro dicas de como pode tirar partido da tecnologia para reduzir custos na sua empresa.

#1 Open Source e Software as a service

    Use e pague só o que precisa e quando precisa.

    Naquilo que puder opte por software open source. Normalmente grátis ou de baixo custo, faz basicamente o mesmo que as soluções pagas e tem a vantagem de poder mais facilmente ser adaptado às suas necessidades específicas uma vez que é mais costumizável.

    Em relação a software, nada de licenças anuais para utilizar apenas durante 6 meses. Pay-as-you-go e renove apenas se necessário. Também não precisa ter uma licença de software para cada trabalhador.

Leia também: Entrevistamos Frederico Silva, co-fundador do maior portal de emprego de Moçambique

#2 Cloud Computing

    A Cloud veio para ficar e quanto mais rápido tirar proveito melhor. Muitos dos serviços web-based oferecem soluções grátis que deve aproveitar para complementar ou até mesmo substituir as soluções que possui atualmente.

#3 Serviços Online

    Cada vez mais tarefas/ações/assuntos podem ser tratados online com ganhos de tempo, eficiência e custos. Por que submeter-se a gastos com deslocações e estacionamento, perdas de tempo, irritações no trânsito, espaços cheios de gente se pode resolver a situação com alguns cliques? Para não falar do fato de os produtos/serviços online serem, por si só, habitualmente mais em conta.

Leia também: A situação econômica atual de São Tomé e Príncipe

#4 Outsourcing

    As empresas e os empresários devem concentrar-se no seu core business e nos fatores específicos do seu negócio. As tarefas administrativas, o marketing e a informática são bons exemplos de áreas que, quando contratadas a terceiros e desenvolvidas com recurso às modernas técnicas de comunicação, se traduzem em melhores resultados e menores custos.

Experimente, não tem nada a perder, muito pelo contrário.

Procura soluções competitivas e eficazes? Solicite uma proposta. Ligue +351 938 454 798 ou envie um email para jose@adso.pt e fale comigo.

PUBLICIDADE

Acompanhe a Mercados & Estratégias